terça-feira, 6 de abril de 2010

Afinando a Bateria

Atendendo ao pedido de alguns queridos amigos, segue o princípio de afinação da Bateria pela net:




Afinando a Bateria:


Uma cena que acho básica pra afinares é assim:
  1. Desaperte os parafusos todos da tarola, ou bombo, prontos o que estiveres a afinar no momento,
  2. depois aperte todos os parafusos com a ponta dos dedos até não ter mais força pra apertar,
  3. A seguir com uma mão pressione o centro da pele com força que estás a afinar, e vais ver que a pele vai ficar cheia de rugas á volta.
  4. Enquanto estás a pressionar, pegue na chave, e começe a apertar um parafuso à tua escolha aos poucos, até que as rugas que estão perto desse parafuso desapareçam.
  5. Quando desaparecerem as rugas perto do 1º parafuso que apertas, passe para o parafuso do lado oposto, ou seja, é aquela regra de afinar em cruz, estás a ver?...e faça o mesmo para os outros até desaparecerem as rugas todas á volta da tua mão...
  6. Lembre-se que tens de ficar sempre a pressionar o centro da pele até desaparecerem todas as rugas e acabes a afinação.
  7. Quando estiveres a dar voltas á chave, dá voltas pequenas e calmas até notares as rugas a mexerem e depois desaparecerem, mal perceba que desapareceram, pára!
  8. Toca no canto da pele com o dedo, perto de cada parafuso, e vê se todos estão a soar igual.
  9. repete isto para a pele de baixo.
  10. Estando as duas peles com a afinação igual, eu por mim, só   pego na chave e dou mais duas meias voltas a cada parafuso na pele de baixo.
  11. faça isto em todos os toms e bombo.
  12. A tarola já é melhor fazeres à mesma técnica de afinação, mas depois dás mais voltas pra ficar bem mais esticada que o resto do set.
  13. No bombo mete por dentro uma almofada deitada, que pelo menos fique a tocar nas duas peles. Coloca alguma tira de fita-cola grossa na pele de baixo da tarola, que fique entre a pele e a esteira, principalmente em cada lado da esteira, depois vais pondo para o meio, (isto vai diminuir o ruído que falas), aperta bem a esteira (mas não muito exagerada). Agora tenta seguir isto direitinho, acho que minimamente vai ficar a soar melhor a tua bateria.
Ab
Tocar Bateria
Capítulo 2: Conhecendo o Instrumento
Bom, agora vamos conhecer todas as peças que compõem uma bateria:
·       PRATO

Há 2 tipos de pratos que podemos chamar de base:

· Condução (ride) - aonde conduzimos a música.
Nele também podemos usar a Cúpula (Bell ria).
· Ataque (crash) - usado para início do tema, um acento na música ou final de um fill (que é a "uma virada" nos tons e tambores, terminando no prato de ataque.

Como os pratos da bateria são também peças extremamente delicadas, cuidado no transporte. Ao tocar nos pratos mais finos, a intensidade com que se toca deve ser menor pois ele soará perfeitamente com um simples toque com a baqueta.

·       TAMBOR
 
Depois do bumbo, é a peça mais grave da batera.
Faz a ligação dos toms para o bumbo.

A afinação do tambor é médio-grave ou grave.
Para deixá-lo com estas características mantenha a pele do tambor levemente solta. A pele resposta deve estar mais apertada do que a pele de ataque.

Ao afinar dê o mesmo número de volta em todos os parafusos.
Para checar a afinação da peça, toque a pele levemente com a chave de afinar perto de cada parafuso (aproximadamente 2 cm, do aro para a pele) e perceba se todos os parafusos estão dando o mesmo harmônico. Se estiver tudo igual, ótimo! Você deverá tocar a peça com a baqueta para sentir se é realmente esse o som que você quer. Se quiser um som mais grave (soltar mais os parafusos) ou mais agudo (apertar mais os parafusos).

·xtra no ritmo que estamos tocando.
Usada em combinação com o bumbo na execução de quase todos os ritmos o som dela é na maioria das vezes seco e médio-grave.
É nela que treinamos a maior parte das técnicas das mãos.

Ao afinar dê o mesmo número de volta

·       BUMBO [Bass drum]
É a peça mais grave da bateria. Tem um som forte, geralmente mais
abafado que as outras peças da  bateria - exceto no jazz, bossa-nova, e
ritmos mais "excêntricos", que  costumam deixá-lo sem o abafador
ou pouco abafado.

Ao afinar dê o mesmo número de volta em todos os parafusos.
Para um som mais grave, deixe a pele onde o pedal toca mais solta
que a da frente.
Para abafar o bumbo, é aconselhável colocar uma espuma que toque ambas as peles.

·       CHIMBAL
 
Usamos o chimbal para fazermos a condução na música.
Seu som é agudo e é formado por dois pratos que se tocam no momento que acionamos o pedal da máquina de chimbal com o pé.







Procure proteger os pratos de cima usando feltros para prendê-los na presilha.

Estes feltros devem ser colocados da seguinte forma:


Todo o cuidado com esta peça é pouco.
Por se tratar de uma das peças mais complexas da bateria, evite transportá-lo pelo varão (peça onde é preso o prato de cima) e nunca coloque a baqueta entre os pratos e acione a máquina.
·       PEDAL DE BUMBO
Preso na base do bumbo, é com ele que tocamos  oultando o toque mais rápido).
Capítulo 3: Posição
Este é um fator importante, pois pense em dirigir um carro onde o banco não está posicionado para você. O que fazer?? Arrumá-lo antes de ligar o carro. Da mesma forma, devemos ter todos os instrumentos da bateria (caixa, pratos, etc.) à nossa mão, ajustados de maneira que não nos cause desconforto durante a execução.

LEMBRE-SE:

Aquele lance de “prato no céu” é coisa para videoclipe!!! Tudo tem que estar bem próximo à você, ok???


PÉS


O pé direito (Bumbo) tem duas maneiras de tocá-lo no pedal de bumbo.

1ª) PÉ CHAPADO: Onde o pedal é acionado com o calcanhar abaixado na sapata.
2ª) PÉ LEVANDO: Onde o pedal é acionado com o calcanhar levantado na sapata.
A primeira posição é mais indicada para músicas mais lentas e a segunda posição é mais indicada para músicas com mais pegada, como o rock e o funk.

O pé esquerdo (Chimbal) segue o mesmo exemplo do pé direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário