quinta-feira, 22 de abril de 2010

Técnica Vocal - MODULO Virtual 1

Apresentação


Música é a arte de expressar os sentimentos através dos sons. É a única arte criada por Deus.
Som é tudo o que provoca a vibração no tímpano(membrana da audição), e sempre resulta do choque entre dois corpos.
Propriedades do som: Altura, duração, intensidade e timbre.
Altura é a posição do som na extensão das vozes ou dos instrumentos, como se essa extenção fosse uma  escada com vários degraus, que seriam os sons. De acordo com essa posição os sons podem ser graves, médios ou agudos (de baixo para cima)
Duração é o espaço de tempo em que o som é sustentado. Intensidade é o grau de força do som que costumamos chamar de volume.
Timbre é a aparência própria de cada som, que permite que nosso ouvido reconhaça de onde  vem: um violão, piano, trompete, voz masculina ou feminina e até de quem é a voz.
Os tres fundamentos da música são: Melodia, Harmonia e Ritmo.


Existem alguns cuidados que devemos ter para preservar o nosso instrumento. Vamos listar abaixo algumas maneiras de cuidar da  nossa  voz:


Não gritar, falar muito ou cochichar. Muitas pessoas acham que se cochicharem ao invés de falar alto,   estarão preservando a vóz. Isso é um grave engano, pois quando cochichamos, submetemos nossas cordas vocais a um grande esforço, provocando muitas vezes um desgaste maior do que se conversarmos normalmente.
Evitar ambientes muito secos.O uso constante do ar condicionado provoca o ressecamento das cordas vocais. Com isso a voz é produzida com muito mais esforço e tenção.
Não tome remédios sem indicação médica. Muitas vezes, ao primeiro sinal de rouquidão, dor ou inflamação na garganta, tomamos o primeiro remédio que algum amigo in dica. Paltilhas, balas e sprays apenas "mascaram" a dor podendo esconder um problema mais sério. Ao primeiro sinal de dor de garganta ou rouquidão por mais de uma semana, procure um otorrinolaringologista de sua confiança.
 Beba bastante água. As cordas vocais devem estar sempre hidratadas. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Quanto à temperatura, prefira sempre a natural, pois se estiver muito gelada poderá causar irritação, além de diminuir a elasticidade das cordas vocais.
Nunca cante doente! Lembre-se de que não cantamos só com a garganta, mas com todo o corpo.  Quando cantamos nosso esforço natural consome energiaportanto, espera estar totalmente recuperado para voltar a cantar.
Alergia. No caso de ser alérgico procure evitar pó, mofo e cheiros muito fortes. Siga as orientações de seu médico e lembre-se que se tiver que cantar em uma crise alérgica, você sentirá total dificuldade nas notas mais agudas e terá uma menor agilidade vocal.
Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e  laringe, o que favorece uma voz com melhor ressonância.
Use roupas confortáveis. Quando for cantar, evite usar roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e cintura, pois tais dificultam nossa respiração.


Minha sugestão para um roteiro de estudo diário é:


     1     RELAXAMENTO
     2     POSTURA
     3     RESPIRAÇÃO
     4     VOCALIZES
     5     REPERTÓRIO


Nota: O Relaxamento e a Postura estão intimamente ligados! Lembre-se que cantamos com todo o nosso corpo, e não apenas com a garganta.

Um comentário:

  1. gostaria de saber quanto custa , de quanto em quanto tempo é feita as aulas. meu imail é saojeron@hotmail.com

    ResponderExcluir